terça-feira, 27 de dezembro de 2011

A MÚSICA INDEPENDENTE ATUALMENTE

Eu não sou o cara perfeito para falar sobre essas coisas, mas vou falar um pouco da realidade musical brasileira atualmente. A música depende muito da mídia, de campanhas publicitárias, divulgações por parte da produção e tudo. Mas e o artista independente como fica diante dessa situação, isso eu falo por experiência própria. A verdade é que o artista independente tem todo um carinho de composição e gravação de um disco, assim como um artista profissional, que tem gravadora e tudo. É muito dificiu disputar um disco pequeno, com um disco de gravadora, como a ''Universal Music'', ''Sony Music'' entre outras.

Muitos artista que vieram da música independente, e hoje em dia são potências músicais como: ''Rogério Skylab'' praticamente é o principal, que teve 13 discos gravados e 1 dvd ao vivo, também guanhou o prêmio da ''Música Independente'' por três anos seguidos. Muitas pessoas não dão valor a múscia de garagem, lá e que podem surgir futuras potências músicais, claro que sempre também devemos apreciar e ter como influência as músicas de mídia. Para isso servir como inspiração para as bandas que estão começando, que é no meu caso. Tenho muita influência por parte da MPB, Rock Nacional, Internacional entre outros. Você que esta lendo agora pode até descordar do que vou falar agora, mas o discos de hoje em dia não estão sendo mas valorizados pela mídia nacional, é raro ver um artista de qualidade na frente de uma televisão divulgando seu disco.

O artista ''Lenine'' lançou seu 10° album de estúdio em 2011, pelo que vi na televisão, ele penas foi em dois programas de televisão divulgar o seu novo matérial, os programas foram ''Programa Do Jô'' e ''Agora É Tarde'', dois programas que sou muito fã e admiro o trabalho destes programas de televisão encima da música. Antigamente na época que ''Lenine'' lançou seus outro discos ele apareçeu na televisão inúmeras vezes. A televisão tem que dar mais valor a música.

Gosto muito do canal de televisão chamado ''MTV'', em maior apoio a música nacional e internacional, um exemplo é o prêmio ''VMB'', também o especial de dez anos do disco ''Nevermind'' do ''Nirvana'', isso sim é uma homenagem de verdade, uma banda que produziu um disco que nenhuma outra banda do mesmo estilo não consegiu produzir, até os dias de hoje.

Já que agora pouco citei um grandioso artista independente nacional, agora vou citar um internacional. O próprio ''Nirvana'', que mostrou para todo o mundo o que foi a evolução do Punk, o ''Grunge'' um som de qualidade para ninguém botar defeito nesse estilo musical, muitas bandas aplaudem a banda e têm lhes como uma grande influência, mas outros criticam e têm pura inveja dos caras, não vou dizer que nunca vai existir uma banda melhor que o ''Nirvana'', futuramente pode até existir, mas acho que eles entraram para a história da música, e não vão ser tirados nunca, porque são os pioneiros no estilo musical deles, mesmo existindo outras bandas melhores.

Por: Jolis Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário