quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

KARLHEINZ STOCKHAUSEN: O GÊNIO



Karlheinz Stockhausen, o fruto de minha inspiração músical e poetica.

Stockhausen era um compositor de música comteporânea, música concreta, música eletrônica, era amigo de Pierre Boulez onde estudaram juntos com o compositor e organista Oliver Messiaen. Era considerado um dos maiores músicos do século XX. Suas obras Stimmung, Mikrophonie marcaram época, as obras revolucionaram ritmo, melodia e harmonia naquela época. A obra que não posso deixar de destacar é (O Quarteto De Cordas Com Helicópteros) que foi tocado com estes próprios instrumentos, foi um quarteto de cordas e helicópteros. Este trabalho foi devenvolvido por ele durante dez anos.

O trabalho a Luz (Licht) que é baseada em textos budistas e sânscrito, que é distribuido em partes de dias da semana, é ciclo de sete-meta óperas (teatro-musical), no trabalho Luz ele unificou a história do homen e a história do universo. O trabalho foi bem longo, cerca de 29 horas de música e ação cénica, que custou 27 anos de trabalho, e só foi concluido em 2004.

Ele ainda compôs dois estudos de música eletrônica que foi (Studie I e Studie II) ele teve como objetivo analisar as potencialidades dos sons eletrônicos e criou novos timbres sem nenhum auxilio de algum instrumento músical, criou apenas com a misturas das ondas senoidais, através de um método desenvolvido, por ele próprio. A vibração induzida de uma película com a onda resultante das misturas (princípio da caixa amplificada).

A composição Klang foi logo após o termino da composição Licht. Klang se liga a timbre, significa som, essa composição iria ter 24 partes, que teria ás 24 do dia , era um livro de horas inscrito de sensações acústicas, compôs as horas I-V e XIII e terá terminado a VII e a X. A estréia desta composição foi lançada após a sua morte, foi estreada em 2008, uma delas ele terminou na véspera de sua morte.

Stockhausen serviu de inspiração para muitos artistas, como reger Waters do Pink Floyd, e os Beatles colocou uma imagem de Stockahausen na capa de seu álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, lançado em 1967. O maestro brasileiro Rogério Duprat foi seu aluno e pioneiro da música eletrônica no Brasil, e claro também minha inspiração, este sensacional compositor.

Stockahausen Morreu em 5 dezembro de 2007 com 79 anos, no seu país de naturalidade Alemanha. Era de origem Mödrath, nascido em 22 de agosto de 1928.

Por: Jolis Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário