quinta-feira, 1 de maio de 2014

JÚPITER MAÇÃ



Um artista louco, cantor, guitarrista, letrista e compositor. Rock n' Roll, Pós-Rock, 'Rock Psicodélico', Hard Rock, Rock Gaúcho, Eletro Rock. Ficção científica, Cinema, Artes Plásticas, Vídeo-Tape. Mentiras, Sexo e Psicodelia. Beatles, Syd Barrett, Pink Floyd, Rock de Manchester, Bob Dylan, David Bowie, Mutantes, Jovem guarda, Bossa-Nova.

I. Costumo sempre me aprofundar em infinitos artistas. Sempre vejo em muitos aquela 'mesmice', os artistas procuram seguir uma identidade de acordo com o seu estilo musical, e então seguem muitos anos de estradas. Mas o que adianta ter muitos anos de estrada, e não ter aquela voz própria? E se um dia a identidade deixar de um ser um paradigma nos artistas? Mas acredito que para ele, sempre será um paradigma, o que será que um artista como ele pensa? É melhor ser imitado, ou cultuado?

É algo impossível um artista manter equilíbrio e vigor mesclando tudo isso que citei na introdução do texto. Digo que ele é mais que um artista que nasceu com o dom de fazer coisas lindas, e sim um espirito. Como misturar tudo isso sem que gerem mal-entendidos? Confesso que não faço a miníma ideia, só quem curte o cara sabe o potencial que ele tem, é algo inexplicável o humor das músicas, as mensagens, as loucuras e muito mais.

Esse artista é o gaúcho nascido em 26 de Janeiro de 1968 atualmente com 46 anos, nascido na capital Porto Alegre, registrado em cartório como Flávio Basso e tem como nome artístico: Júpiter Maçã, Woody Apple, Júpiter Apple.

II. TNT O começo

A primeira experiencia musical de Júpiter Maçã foi a banda gaúcha TNT. Em 1984 aos 26 anos, Flávio Basso e mais 4 amigos (Charles Master, Nei Van Soria, Márcio Petracco e Alexandre Birck) deram início a banda. Faziam um som que era a cara do Júpiter, Rock Psicodélico, Rock Alternativo, Rock Gaúcho e Blues-Rock. Após um ano de banda em 1985, com todas as composições de Júpiter, TNT gravou e lançou uma coletânea com 4 bandas (DeFalla, Engenheiros do Hawaii, Garotos da Rua e Os Replicantes) chamada 'Rio Grande do Sul'.

Antes de ser lançado o primeiro cd oficial da banda Júpiter pediu para sair, tendo como justificativa 'A banda não comprou a ideia das músicas de sacanagem'. Saiu deixando todas as músicas de sua autoria em nome da banda.

II. Os Cascavelletes

A banda foi formada após a saída de Flávio Basso (Contra-baixo e Voz) e Nei Van Soria (Guitarra e Voz) 2 ex TNT, mas os amigos Frank Jorge ex-Prisão de Ventre, que depois fez parte da banda Graforreia Xilarmônica (Guitarra e Backing Vocal) e Alexandre Barea (Bateria).

O primeiro material de Os Cascavelletes foi em 1986 foi uma demo em 8 canais nos estúdios da Fundação ISAEC, e lançada pelo selo de gravação Vórtex, que pertenciam a uma banda de Punk Rock da cidade de Porto Alegre chamada, O Replicantes, era conhecida como a Vórtex demo. Esse material abriu as portas para a banda, músicas se tornaram memoráveis 'Morte Por Tesão', 'Pombo Surfista', 'O Dotadão', 'Minissaia Sem Calcinha', 'A Última Virgem', 'Banana Split' e outras, foram muito tocadas nas rádios locais como a Ipanema FM, que foi a maior rádio de divulgação do rock na região sul do Brasil, durante aquela época.

A coletânea de 5 bandas (Júlio Reny, Expresso Oriente, Apartaid, Justa Causa e Prize), chamada Rio Grande Do Rock foi lançada no inicio de 1988 por uma gravadora internacional SBK (Holanda), e logo depois foi incorporada pelo selo EMI, foi quando Os Casvelletes entrou no EMI. No mesmo ano em 1988 lançaram um LP chamado 'Os Cascavelletes' que foi gravado e produzido no ano anterior (1987) por Fernando Faciolli em 16 canais no estúdio Castelnuovo em Caxias do Sul, o LP conta com regravações da primeira demo que fez bastante sucesso, 2 músicas da coletânea Rio Grande do Rock e Jessica Rose, em uma versão ao vivo gravada em 4 canais no Cineteatro Presidente.

Os Cascavelletes alcançaram uma visibilidade tão grande, que músicas como 'Estou Amando Uma Mulher' e 'Jessica Rose' eram repercussões em outros estados brasileiros e até fora do país. A música 'Menstruada'  foi proibida de ser tocadas nas rádios.

No anos de 1989 lançaram sua segunda demo com apenas 2 músicas, sendo elas inéditas, não teve nome oficial pela banda, mas foi popularmente conhecida como 'Pré-Rock'a'ula', saiu meses antes do lançamento primeiro disco oficial da banda titulado com o mesmo nome da demo. A banda viajou até o Rio de Janeiro para gravar o disco no Farm Estúdio, mas entre a gravação e o lançamento do disco, houve um problema, Frank Jorge (Guitarra e Backing Vocal) resolve deixar a banda alegando que estava bastante envolvido com a sua banda Graforreia Xilarmônica (Logo depois se tornou um ícone do Rock Gaúcho), que causou o desentendimento do mesmo com o resto da banda, Flávio Basso, Van Soria e Barea. Enfim, foi lançado Rock'a'ula pela gravadora EMI-Odeon, isso foi o clímax alcançado pela banda, teve um grande reconhecimento nacional, a música 'Nega Bombom' foi um sucesso, fez parte da trilha da novela Top Model (1989) da Rede Globo.

No lançamento do disco aparece o baixista Luciano Albo que já tinha tocado com Flávio Basso e Van Soria na banda TNT. Um ano depois a banda lança duas demos em 1990 e 1991, sendo todas com músicas inéditas, mas não foram tão repercutidas como as anteriores. E praticamente no último ano de banda em 1992 eles lançam um compacto intitulado de 'Homossexualidade/Sob Um Céu de Blues' que conta com a participação de Humberto Petinelli (Cokeyne Bluesman) no teclado, deste então a banda se tornou a principal banda gaúcha no estilo e no cenário sulista.

Logo em seguida, Flávio Basso adota a identidade/pseudônimo de Júpiter Maçã e consegue algo incrível, lançando em 1997 lança seu algum de estréia intitulado de 'A Sétima Efervescência'. Nei Van Soria logo saí da banda e ainda ficou um tempo na banda 'Colarinhos Caóticos', e logo entra em carreira solo. Frank Jorge continua na 'Graforreia Xolarmônica' e em seguida entra em carreira solo, Alexandre Barea participa de diversas bandas, mas tem seu tempo ocupado com uma escola de música em Porto Alegre.

III. O início do pseudônimo Júpiter Maçã: A Sétima Efervescência.

Em seu primeiro disco solo, o artista mostra logo que é um gênio, disco lindo e inspirados no 'The Piper At The Gates Of Dawn' (disco sensacional, ouvi umas mil vezes) do Pink Floyd, ele fez uma espécie de psicodelia experimental e na música 'Sociedades 'Humanóides Fantásticas', faz uma espécie de Bossa-Nova psicodélica, e faz referencia ao rock gaúcho. Tem músicas que foram um destaque imenso, destaco a música que eu mais amo, 'Um Lugar Do Caralho' logo depois regravada pelo artista também gaúcho 'Wander Wildner' no seu álbum 'Baladas Sangrentas', 'Eu e Minha Ex' com parceria de Marcelo Birck nos arranjos,

O disco em si é ótimo, é difícil destacar músicas deste disco, vai algumas aí: 'As Tortas E As Cucas', 'Querida Superhist X Mr. Frog', 'Pictures And Paintings', 'Walter Victor', 'Miss Lexotan 6mg Garota', 'Canção Para Dormir' (que fez parte do filme muito bom e engraçado em desenho animado 'Woody & Stock').

IV. Depois de ser bem aceito nas mídias!

Gravou seu segundo álbum de estúdio em 1999, diferente do primeiro, este foi com composições em inglês, aí que veio o nome de 'Júpiter Aplle'. Foi titulado de 'Plastic Soda', o disco praticamente foi feito de Bossa-Nova e Vanguarda, e bem pouco de Rock Psicodélico. Alguns fãs não gostaram, mas outros pensaram que ficou uma coisa inovadora e bem feita, foi então mostrou que sabe mesclar estilos, sem que saia de sua personalidade. Destaques para a primeira música do disco, que tem 9 minutos de duração, é titulada de 'A Lad And A Maid In The Bloom'.

Passado-se 4 anos, em 2003 volta a lançar um disco, esse disco tem longas experimentações eletrônicas, valsas, bossas e lounge. Alguns fãs viram o disco como algo dramático, estavam acostumados com o Rock N' Roll, psicodelia. Tirando minhas conclusões, vejo que o disco tem sim, seu ponto positivo como a música 'The Homeless And The Jet Boosts Boy', ouçam. Este foi o segundo e ultimo álbum da era Apple.

Em 2006, quando todos esperam mais um disco da era Apple, Júpiter surpreende os fãs. Decidiu compor músicas em português, apesar de o disco ter uma versão em espanhol. Em 2008, o tão aguardado disco é lançado, no disco ele continuou explorado o lado experimental brasileiro, com inspirações bem profundas no psicodelismo como: Tom Zé, Os Mutantes, Woody Allen. As músicas saíram lindas neste disco, o segundo melhor disco do artista, só fica atrás de 'A Sétima Efervescência'. Destaque para 'A Marchinha Psicótica de DR. Soup', 'Tema de Júpiter Maçã', 'Beatle George' e 'As Mesmas Coisas' que foi tema do filme Woody & Stock lançado no mesmo ano do disco.

V. Júpiter Show na MTV.

Em 2008 Júpiter Maçã apresentou um programa de TV na 'MTV', o programa era o 'Júpiter Show', cheguei a assistir muito. Era um talk show com música ao vivo e curtas entrevistas, era um jeito ótimo e totalmente diferente de um apresentador comum, entrevistava celebridades, escritores, músicos, como o ex-apresentador Kiabo, Luiz Thunderbid, a melhor entrevista foi com Rogério Skylab. Se caso queira assistir, SEGUE O LINK, é muito louca e engraçada.

VI. Como está Júpiter Atualmente?

Último material a lançar aos fãs foi o vídeo-clipe e música inédita Gothic-Love, em 2012. Logo após, aconteceu um acidente que deixou os fãs muito chocados. Em uma Quinta-Feira (19/07/2012) Júpiter Maçã escorrega da janela do apartamento do 2 andar do prédio onde mora em Porto Alegre, e caí de frente para a escadaria, é o que diz o G1.Globo.com (Matéria Completa).

Infelizmente o Júpiter machucou o punho e a costela. De uma época pra cá, os fãs vinham atrás de notícias do Júpiter e nada, mas logodepo is ele saiu do hospital. No final de 2013, sua irmã Cláudia Basso (Empresária do mesmo) anuncia está seguinte notícia em seu perfil do Facebook:
'Bom dia a todos! Para quem não sabe ainda, Júpiter Maçã, Flávio Basso, meu irmão, está em tratamento desde abril deste ano, em uma comunidade terapêutica, para desintoxicação. Ele está muito bem e vamos torcer para que saia logo e retome sua carreira o mais breve possível! Obrigada pelas mensagens! Beijos! (Cláudia Basso)'

Isto é uma notícia demais triste, e o que vem acontecendo com o artista nesses últimos anos. Mas com a inteligência e o potencial dele, acredito que ele voltara com tudo. Sou tão fã daquele jeito inteligente e louco de viver, fala o que pensa, conquistou muitos fãs e educou musicalmente um geração. Esse é Júpiter Maçã.

Por: Jolis Barbosa

2 comentários:

  1. bom dia...sempre admirei e respeitei o trabalho do flavio...o CD do sétima hegou a derreter de tanto rodar... até consegui tirar foto heheh, com o grupo e assinaturas nas capas dos tres primeiros cds...inclusive dos cartazes dos shows...é uma pena que genios assim tenham essas fases dificeis...mas, ahco que é do perfil. torcemos por um retorno "por cima"....

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir